quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Relacionamento de pais e filhos.

“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao SENHOR. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Colossenses 3:20-21).

Olá, amados do SENHOR JESUS!

Na atualidade, como o mundo trata do relacionamento dos filhos com seus pais? De que forma os filhos se comportam dentro da sociedade, dentro dos seus relacionamentos pessoais e dentro do relacionamento na própria família? 


Com relação ao mundo e seus ensinamentos, os filhos são entregues a todos os tipos de maus exemplos. Hoje no mundo prega-se todo o tipo de libertinagem. O casamento está, praticamente, falido e, simplesmente, instituíram o ajuntamento. No mundo, os filhos não precisam mais dar conta do que fazem a seus pais e fazem o que bem entendem. Pratica-se todo tipo de relacionamento abominável a DEUS e tudo parece normal. Zombam de DEUS!

Mas e os filhos dos crentes em JESUS, qual deve ser o relacionamento com seus pais, com sua família, com a igreja e com a sociedade?

Quem tem filho sabe que ele passa por várias fases durante seu crescimento, até chegar à idade da maturidade (Se bem que há alguns que, mesmo crescidos, nunca atingem a fase da maturidade). Os pais devem ter bastante cuidado para que seus filhos cresçam obedientes e, ensinados dentro da Palavra, tementes a DEUS. Cabe aos pais e não à sociedade, a educação dos filhos. E para isso os pais devem empenhar-se a ensinar e disciplinar (corrigir e não espancar) seus filhos de modo agradável a DEUS. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Seria muito bom, se em todos os lares cristãos houvesse, pelo menos, um culto doméstico por semana. Um culto de dedicação a DEUS e seus ensinamentos, instruindo os filhos nas coisas do SENHOR e separando-os da influência maligna que jaz no mundo em que vivemos, mas não lhe pertencemos.

Não é uma garantia absoluta, em meio a uma geração ímpia como a atual, que todos os filhos permanecerão fiéis apesar dos ensinamentos bíblicos. Mas, certamente, sempre se lembrarão da Palavra de DEUS quando enfrentarem grandes lutas. E quando eles se lembrarem do DEUS de seus pais logo saberão como proceder e muitos deles, inclusive, retornam aos caminhos do SENHOR nos dias de grande aflição.

Quanto aos pais, a Palavra de DEUS também orienta de como proceder na educação e relacionamento com os seus filhos. Os pais não podem, sob alegação alguma, destratar, maltratar ou provocar a ira dos seus filhos: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do SENHOR” (Efésios 6:4).

Os pais devem levar seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em JESUS, ao arrependimento e ao batismo nas águas: “JESUS, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).

Os filhos devem ser instruídos diariamente nas Sagradas Escrituras, na conversação e nos cultos domésticos, pois isso é salutar à sua saúde espiritual: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS” (2 Timóteo 3:15). Os filhos devem aprender, desde cedo, que DEUS os ama e tem um propósito específico para suas vidas. Podemos ver isso na vida de João Batista quando o anjo do SENHOR diz a Zacarias que seria pai de um filho o qual viria para preparar o caminho de JESUS (Lucas 1:13-17, 76).

Pais e filhos cristãos devem buscar sempre em DEUS a solução para uma possível discórdia. Se fizermos isso, certamente o SENHOR continuará nos dando vitórias. Tanto aos pais, quanto aos filhos.

Pais: Não se esqueçam de que já foram filhos.

Filhos: Não se esqueçam de que um dia serão pais.

Um abraço para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário